terça-feira, 3 de setembro de 2013

BA 388 - Nova paralização

No último dia 15 agosto, os índios e "não-índios de Banzaê se reuniram no entroncamento do Povoado Araçá, Mirandela, Curral falso e Poço para realizarem a primeira paralisação em prol da restauração total da BA 388, e no dia 16, a concentração se dirigiu para o entroncamento da BA 388 com a BR 110, no trecho do povoado Nova Esperança, dessa vez sem a participação dos índios e contando com moradores dos povoados de Ribeira do Pombal. A paralisação durou 4 horas depois de negociações feitas com as Polícias Civil, Militar e Federal com os manifestantes, bem como com Representante da Serin (Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia), que teve como intermediadora a Deputada Estadual Fátima Nunes (PT) que entrou em contato com o Dr. Emilson Pial, o qual garantiu aos representantes da paralisação que atenderia às solicitações feitas pelo grupo num prazo de 15 dias. Esse mesmo Recado a Deputada Fátima Nunes passou aos presentes no local e em rádios da Região, garantindo que o Dr. Emilson daria uma resposta bem antes do dia.
O fato é que já estamos com 20 (cinco dias além do prazo) e o secretário da Serin não respondeu às solicitações, que seria um documento assinado e envido por e-mail garantindo que a restauração da BA 388 seria prioridade para o orçamento de 2014. No entanto, nada foi respondido à população.
Durante a conversa (por telefone - no dia e no local da paralisação) Dr. Emilson relatou que "o Governo Wagner foi quem mais construiu estradas com asfalto na Bahia", Josivan Ribeiro - um dos coordenadores do movimento - disse: "Concordo! Então por que esqueceu de Banzaê e de toda a BA 388? Respondendo, ele disse que "não foi esquecimento. É que a demanda é grande. Ma faremos isso prioridade, e enviaremos a resposta do pedido de vocês através do seu e-mail.
Charge de Barreiros Israel Santos
Várias tentativas de contato com a Serin já foram feitas, mas todas sem êxito. Apenas informam que ele não está presente ou está ocupado em reunião.
Diante do ocorrido, a Comissão em Prol da BA 388 se reuniu no dia 31 de agosto no Povoado Barrocão para decidir o que seria feito. O combinado foi realizar a segunda paralisação somente na BA 388 fechando todos os pontos que ligam Banzaê a Ribeira do Pombal (inclusivo desvios e/ou estradas vicinais). A data não foi anunciada por que dependia de entrar em contato com as comunidade indígenas dos Kiriris de Banzaê.
Ontem (02) Josivan procurou os dois caciques (Lázaro - Mirandela - e Manoel - Araçá) para combinar sobre a segunda paralisação. Manoel conversará com os conselheiros de cada comunidade e até terça-feira dará uma resposta; Lázaro não foi possível localizá-lo, mas será feito um novo contato com ele.
A Comissão não acha difícil a participação dos índios, visto que eles, também, têm reivindicações a fazer com relação a estradas vicinais (cascalhamento) e com a própria pista de asfalto que querem a restauração total além de um acostamento digno para evitar acidentes, e outra questão antiga com Coelba.
A verdade é que os número de acidentes está aumento. Além da imprudência dos condutores de veículos, está a negligência dos governantes, que recebem os impostos dos cidadão e não são revertidos em obras que atendam ao bem-estar dos mesmo, e o crescimento assustador dos roubos de veículos que vem sucedendo em decorrência do péssimo estado da BA 388.
Diante disso, alguém que tendia a crescer (Dep. Fátima Nunes) acabou sendo "queimada", pois deu sua palavra confiando na palavra de outro (Dr. Emilson Pial) e garantiu: "passaria no DERBA e pediria para fazem um asfalto paliativo (tapa-buraco) com mais qualidade" e não foi cumprida, continua sendo feito com o mesmo material (areia com pequenas "pedra-de-fogo", barro e um "chorume" com pinche e nós continuamos a sofrer. O povo que uma resposta. O povo quer respeito. O povo não quer mais tapa-buraco

Nenhum comentário: