terça-feira, 30 de julho de 2013

A Jornada Mundial da Juventude em algumas linhas.

Caros amigos leitores,
essa postagem era para ser a cada dia, mas faltou um local com acesso a internet durante a JMJ do Rio. São muitos os momentos pata tentar "d-escrever" aqui. As emoções que a JMJ nos proporcionou a todos que participamos, é de verdade uma vivência celestial. De maneira resumida pode-se dizer que "foi um novo Pentecoste" aquela multidão em Jerusalém ouvindo os apóstolos falarem em sua língua eram entendidos por todos os estrangeiros em sua línguas natais. Assim também foi no Rio de Janeiro durante esse período da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Vários povos. Vários idiomas. Várias culturas e costumes. Mas em uma única Língua: a do Espírito Santo que torna entendida por todos os participantes. Algo simplesmente celestial. Quem viveu esse momento da JMJ sabe muito bem do que está escrito aqui. não como explicar, porque essa experiência é como a de uma pessoa que provou uma comida que o outro não conhece. Não tem como descrever sabor. Apenas saboreando é que se sabe o gosto que tem. Pode-se tentar dizer um pouco do que presenciou e vivenciou...
Os peregrinos da Diocese de Paulo Afonso chegam ao Rio de Janeiro (24, terça-feira) e são locados para as casas de 10 famílias (as mulheres) além de outro grupo que ficou na Igreja Santa Luzia (da Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e os homens ficaram alojados no salão da paróquia. Até o dia da 27/07 chegaram mais de 1.000 peregrinos da JMJ na Paróquia, que fica na Zona Oeste do Rio, que, segundo o padre local foi onde mais se alojou pessoas. às 16 horas o grupo da Diocese de Paulo Afonso fizeram uma tarde de oração. A noite foram entregues os kits para os peregrino: Camisa, Livro Liturgia, Manual de Bioética, Credencial do Peregrino, Guia do Peregrino, Livro Discípulos, Mapas, Boné, Garrafa para água, Cartão Refeição, um kit Café da Manhã (espalhado nos vários pontos da cidade) Cartão Transporte, Mochila e Protocolo de Inscrição
Camisa, Livro Liturgia, Manual de Bioética,
Credencial do Peregrino, Guia do Peregrino,
Livro Discípulos, Boné, Garrafa para água, Cartão Refeição
e Cartão Transporte
Mochila e Protocolo de Inscrição
Os voluntários (que totalizaram mais 60.000) fizeram um trabalho excepcional. Estavam sempre atentos em ajudar os peregrinos. Depois do grupo de Oração uma equipe foi participar da Missa de Abertura em Copacabana, para isso foi preciso pegar uma Van, e três ônibus, pois nesse dia os metrôs pararam de funcionar das 16 h às 19 h. Aqui foi o primeiro dia do encontro dos vários povos vindo dos quatro cantos do mundo.
Os peregrinos não perderam oportunidade foram participar de uma exposição realizada no RioCentro (uma Expo católica) com estandes representando os Estados Brasileiros, além de shows musicais com grandes nomes da música Católica do Brasil e do Grupo Italiano Gen Rosso.
Para os peregrinos não tem tempo ruim. Chuva, sol; frio ou calor; neblina ou poeira. nada disso servia de empecilho para os participantes da Jornada. Na verdade isso a tornava ainda mais emocionante. Metrôs e ônibus cheios; passageiros que xingavam, reclamavam, motoristas que pareciam não estarem satisfeitos com o evento... em fim. Mas os peregrino estavam sempre em paz. Nada disso tirava o brilho e a vontade participar do evento.
Nos dia 24-26, os peregrinos participaram das Catequeses que eram realizadas na quadra da Escola de Samba Mocidade Imperatriz de Padre Miguel.
As pessoas se divertiam com todas essas situações andando pelas ruas cariocas cantando, dançando de mãos dadas em um grande cordão humano a uma só voz, mesmo que fossem estrangeiros. Todas as noites tinha encontro na praia de Copacabana, e em nenhum dia ela ficou vazia. Mas o penúltimo e o último dia foram espetaculares. Na sexta-feira teve a Via Sacra com a participação de artistas famosos. No sábado (27) depois da missa com os padres, bispos, diáconos e seminaristas (mais de 5.000 participantes), teve a Peregrinação da Jornada Mundia da Juventude (um percurso de 9,5 km) a pé que estava prevista para Guaratiba, na zona oeste, para Copacabana, na zona sul, mudou para a Central do Brasil, no centro da cidade. Ali foi o marco principal.
Foram inscritos cerca de 3.555.000. É provável que no sábado e domingo tivessem mais de 4 milhões de peregrinos. Copacabana nunca viu tanta gente como nesses dias. E o mias importante: roubos, assaltos, violências e mortes foram menos nesse período de acordo com a segurança do evento. Apernas uma pequena manifestação (pacífica) aconteceu. Não foi registrados danos.
É imensa a "riqueza" que a Igreja tem e que foi mostrada nesses dias de Jornada com tanta gente e tanta paz. Mais uma vez os jovens (e outras pessoas com fases etárias diferentes) mostraram de maneira pacífica, solidária (ninguém passava necessidade, todos se ajudavam mesmo que não falasse a mesma língua). Essas pessoas viam nos padres, nos bispos, no Papa e no próprio povo a pessoa de Cristo. Muitos acreditam que Papa Francisco será o "Novo São Francisco" que irá restaurar a Igreja de Cristo.
Com interferência climática, a vigília que era prevista para acontecer em Guaratiba foi transferida para Copacabana. E aí aconteceu algo que chamou a atenção de muitos: a maioria dos peregrinos dormiram na praia em clima de oração esperando a aurora, dando continuidade à vigília de oração.
"Não tenha medo!" "Bote fé!" "Transmitam para outros jovens o que você viveram aqui."

 
Próximo encontro será em Cracóvia (Polônia) na terra de Karol Józef Wojtyła (Papa João Paulo II) em 2016.
Gritos de Guerra que ficaram marcados nessa Jornada:
"Essa é a Juventude do Papa!"; "Papa Francisco, Juntos com Cristo!"; "Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor!" e a versão "Eu, eu sou Católico com muito orgulho, com muito amor!"; "Rei, rei, Jesus é nosso Rei"; "Mãe, mãe, Maria é nossa Mãe!".

Um comentário:

Varneci Cordel disse...

Meu caro Josivan sua descrição sobre a jornada está emocionante parabéns, é impossível não se emocionar com as suas palavras, estou ainda mais encantado com a Jornada Mundial da Juventude. Deus abençoe vocês de nossa paróquia que vieram e tomara que vocês consigam contagiar o povo aí com essa chama do Espírito.